TEMI – Mistérios e Ensino Experimental das Ciências

Iniciou oficialmente a 1 de fevereiro de 2013, o projeto TEMI – Teaching Enquiry with Mysteries Incorporated em que a Imagina participa a convite da Queen Mary University of London, centra-se na formação de professores para ajudar a transformar as práticas de ensino da ciência e da matemática em toda a Europa, trabalhando com os professores novas competências, propondo recursos inovadores e desafiantes e o apoio necessário para uma efetiva abordagem do ensino da ciência e da matemática através da investigação.

Faremos isso trabalhando com as instituições de formação de professores e redes de professores em toda a Europa, onde vamos implementar programas de formação inovadores chamados “laboratórios de investigação“. Estes serão construídos em torno dos conceitos científicos fundamentais e através de atividades de resolução de mistérios emocionalmente envolventes, ou seja, explorando o desconhecido.

Os laboratórios de investigação contarão com a participação de cientistas e profissionais da comunicação (por exemplo, atores e conferencistas motivacionais) no sentido de ajudar os professores na transição para um ensino da ciência baseado em perguntas.

Um modelo ao mesmo tempo centralizado e distribuído permitirá que o projeto responda às necessidades locais de cada país, mantendo ao mesmo tempo uma partilha global das melhores práticas a nível europeu.

Duração

O projeto iniciou em 01-02-2013 e desenvolve-se ao longo de 42 meses, terminando em 2016.

Entidades Parceiras

Queen Mary, University of London; Università degli Studi di Milano; Universitaet Bremen;  University of Limerick; Sheffield Hallam University; Hogskolen I Vestfold;  Universitaet Wien; Weizmann Institute of Science; Universiteit Leiden; Univerzita Karlova V Praze; Olivotto Cristina; TRACES

Financiamento

O projeto com o n.º 321403 é co-financiado no âmbito do Programa FP7-SCIENCE-IN-SOCIETY-2012-1 da Comissão Europeia.

Trabalho desenvolvido pela nossa equipa

Design gráfico do logótipo: Criámos e desenvolvemos o logótipo representativo do projeto com um design inovador, arrojado e simples.

Desenvolvimento da página web: O frontoffice inclui conteúdos dinâmicos que podem ser inseridos a qualquer momento por qualquer parceiro, está disponível em todos os idiomas dos diferentes parceiros do projeto, possui ligação às redes sociais e inclui documentação e recursos de apoio ao projeto. Foi construído também um backoffice bastante simples e intuitivo que possibilita a introdução de conteúdos por pessoas autorizadas e que não são programadores ou detentoras de conhecimentos informáticos avançados.

Desenvolvimento da app do projeto: Foi desenvolvida também pela equipa da Imagina uma app para smartphones e tablets que inclui diversos mistérios sobre vários temas das áreas da matemática e ciências e que foram desenvolvidos ao longo do projeto. Esta aplicação/aplicativo tem como objetivo a exploração desses mistérios, bem como o seu entendimento através de vídeos, textos e links a páginas web externas. Está disponível para download gratuito nas lojas da Apple e da Google.

Mais informações

Visite o site oficial do Projeto TEMI: www.teachingmysteries.eu



Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo

us


  • Print
  • email
  • Twitter
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us
  • LinkedIn
  • RSS