LIREC – LIving with Robots and intEractive Companions

O LIREC é um projeto realizado em consórcio liderado pela Queen Mary, University of London, no qual participa a CNOTINFOR através do seu Núcleo de Inovação Tecnológica. O principal objetivo do projeto é estudar a forma como o ser humano pode estabelecer relações de longo prazo com robots e companheiros virtuais e as implicações que isso pode ter no seu desenho, construção e usabilidade. O projeto envolve um financiamento do 7.º Programa Quadro da União Europeia no valor de 8,2 milhões de Euros.

Parceiros do Consórcio

Queen Mary, University London; Swedish Institute of Computer Science (SICS); Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID); University of Hertfordshire; Otto-Friedrich – Universitat Bamberg; Heriot Watt University; Wroclaw Institute of Technology; Eotvos University; Foundation of Aperiodic Mesmerism; CNOTINFOR Lda.

Entidades parceiras

O projeto tem as seguintes entidades parceiras que estão a dar o seu contributo:

Duração

O projeto iniciou em Março de 2008 e desenvolve-se ao longo de 4 anos e meio, terminando em 2012.

Objetivos

Pequeno MozartO projeto LIREC vai desenvolver uma nova geração da tecnologia dos companheiros virtuais, dotando-os de inteligência emocional e social, características fundamentais para que se estabeleçam relações de longa duração, quer em mundos virtuais, quer em cenários reais. A CNOTINFOR é um dos 10 parceiros Europeus, que ao longo dos próximos 4 anos, vão investigar e desenvolver uma série de robots e outros companheiros virtuais autónomos.

Operacionalização

A CNOTINFOR está a desenvolver experiências em escolas, onde as crianças irão estabelecer relações duradouras com robots e com companheiros virtuais, no sentido de avaliar o impacto que quer uns, quer outros, poderão ter na aprendizagem quando dotados de inteligência social. As experiências piloto estão a ser realizadas com o Pequeno Mozart, personagem gráfica 3D desenvolvida no âmbito do projeto ART3D e que agora está a ser melhorada para percecionar e expressar comportamentos emocionais.

Mais informações sobre o Pequeno Mozart para versão mobile podem ser vistas neste link: http://www.cnotinfor.pt/pequeno-mozart-mobile

Necessidades Especiais

Outro campo em que o projeto LIREC pode ter resultados importantes é no apoio a cidadãos com capacidades diferentes, ajudando-os a superar as suas deficiências e ampliando as suas capacidades. A mesma tecnologia poderá ainda ser utilizada no apoio à decisão quando vamos às compras virtualmente ou quando precisamos de ajuda para gerir os nossos recursos financeiros.

Mais informações

Visite o site oficial do Projeto LIREC: http://lirec.eu



Comentários


2 Comentários em “LIREC – LIving with Robots and intEractive Companions”


  1. Gonçalo Rodrigues diz:

    Gostei bastante deste artigo, continuem com o vosso trabalho.

  2. [...] Cnotinfor está neste momento a desenvolver a versão para iPhone do Pequeno Mozart, no âmbito do projecto LIREC. Irá ter algumas novidades que irão proporcionar uma melhor experiência de utilização. Entre [...]


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo

us


  • Print
  • email
  • Twitter
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us
  • LinkedIn
  • RSS