Curriculum

 

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As Nossas Marcas

imagina-logo-small A marca Imagina®, desenvolvida em 2008, assina todo o software e tecnologias interativas que a Cnotinfor coloca no mercado e reflete o seu empenho em criar e disponibilizar ferramentas e não tutoriais, contextos e não apenas conteúdos.Com o software Imagina®, o desafio é criar e construir e não limitar-se a um mero consumo de conteúdos digitais pré-embalados.
O Vox4all® é um sistema de comunicação aumentativa e alternativa para smartphone e tablet. Pretende dar voz a quem não tem e colmatar dificuldades de comunicação.

Projetos de Investigação e Desenvolvimento

2013- 2016 TEMI Teaching Enquiry with Mysteries Incorporated  (Ensinando a Investigar através de Enigmas) – FP7-Science-in-Society-2012-1, Grant Agreement N. 321403: formação de professores para ajudar a transformar as práticas de ensino da ciência e da matemática em toda a Europa, propondo recursos inovadores e desafiantes e o apoio necessário para uma efetiva abordagem do ensino da ciência e da matemática através da investigação.
2012- 2013 TOP QX – Todos Podem Aprender a Qualquer Hora em Qualquer Lugar – CENTRO-07-0202-FEDER-022839: Desenvolvimento e adaptação de frameworks e bibliotecas para acelerar o desenvolvimento de software que funcione de forma transparente para o utilizador em qualquer plataforma (PC, smartphone, iPad, Mac), a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer idioma, mantendo a consistência e a memóriadas interações passadas através da mediação de um companheiro/tutor virtual, tirando partido de todo o potencial da Web 2.0.
2008-2012 LIREC: LIving with Robots and intEractive Companions (EC FP7): Projecto de investigação europeu no âmbito do FP7-ICT, Grant Agreement N. 215554, cujo objectivo foi estudar a forma como o ser humano pode estabelecer relações de longo prazo com robots e companheiros virtuais e as implicações que isso pode ter no seu desenho, construção e usabilidade.
2007 Case study Cnoti: Sobre o tema: transferência de tecnologia de universidades para empresas e comunidade educativa em geral, realizado no âmbito do Projeto Kaleidoscope.
2006-2008 ART 3D: Ambientes enRiquecidos pela Tecnologia: Projeto co-financiado pelo programa Prime. Permitiu novos processos de desenvolvimento de software, multi-plataforma e multilingue; bibliotecas e APIs para visualização e interação 3D, reconhecimento de fala e outras fontes sonoras; novas interfaces mais intuitivas e transparentes.
2005-2008 Clube ET – NITEC (Núcleo de Investigação Tecnológica): Projeto co-financiado pela ADI – Agência de Inovação que pretende gerar e experimentar ideias inovadoras que ajudem a empresa a ter uma visão coerente e inspirada do que será a Educação num horizonte de 10 anos, articulando 3 linhas de investigação com elevada interligação entre si: Robot Lab, ET Lab, RV Lab.
2005 Coordenação do projeto “Desenvolvimento Inclusivo e Deficiência no Brasil”: Projeto realizado em parceria com o Banco Mundial: um dos resultados mais divulgados é a Plataforama do Desenvolvimento Inclusivo http://pdi.cnotinfor.pt, a qual reúne múltiplos recursos de aprendizagem sobre inclusão na saúde, na educação e no desenho de infra-estruturas.
2004-2007 Network of Excellence Kaleidoscope (EC FP6): Constituído por 70 instituições de investigação, oriundas de 23 países europeus e americanos, na área da utilização das tecnologias na educação do futuro. O projeto foi aprovado na medida de Technology Enhanced Learning and Access to Cultural Heritage do 6º Programa Quadro, para o período de 2003 a 2008. A Cnoti foi responsável pela área de Transferência de Tecnologia do grupo de trabalho Academy-Industry Digital Alliance Strategic Group. http://www.noe-kaleidoscope.org
2002-2004 COLABS (EC FP6 Minerva): Projeto de investigação europeu no âmbito do Programa Minerva sobre laboratórios de aprendizagem colaborativa na Internet, em parceria com Eötvös Loránd University, Informatics Methodology Group, TeaM Lab (Hungria), Comenius University, Faculty of Mathematics, Physiscs and Informatics, Department of Informatics Education (Eslováquia), Logotron Ltd. (Reino Unido), OEIiZK, Centre for Informatics and Technology in Education (Polónia). http://matchsz.inf.elte.hu/Colabs
2003 Coordenação do projeto “Educação Inclusiva no Brasil“: Projeto realizado em parceria com o Banco Mundial e com o Disabled People´s International (Japão) para o desenvolvimento de relatórios, estudos e discussão acerca dos temas: adaptação curricular, acessibilidade; desenvolvimento de material pedagógico, ajudas técnicas; formação de recursos humanos, políticas públicas e relação com a família e a comunidade.
2001-2003 À Descoberta de Coimbra: Projeto de desenvolvimento de um ambiente para descoberta multimédia da história de Coimbra, premiado pelo I Concurso Nacional de Software Educativo do Ministério de Educação / Programa Nónio.
1999-2001 Playground for Learning (EC FP5): Projeto de investigação no âmbito da iniciativa da EU i3net – programa Esprit sobre modelação e construção de jogos a partir de regras de condição e ação, em parceria com o Institute of Education de Londres, Universidade Comenius de Bratislava, Universidade de Estocolmo e Logotron, Ltd de Cambridge. http://www.ioe.ac.uk/playground/research.htm

Títulos de Software Educativo

 

2013 O myHealthPass é uma aplicação na área da saúde criada para viajantes que não dominam o idioma do país que estão a visitar, permitindo-lhes vencer barreiras de comunicação de forma fácil e eficaz.
2012 O Vox4all® é um sistema de comunicação aumentativa e alternativa para smartphone e tablet. Pode comunicar usando até 4 idiomas (PT; BR; EN; ES) e está disponível para o sistemas operativos iOS e Android
2011 Pequeno Mozart- aplicação disponível na Mac App Store e para iPhone e iPad na iTunes App Store, em Inglês e PortuguêsJá Está 2 – Desenhar, Já Está 2 – Escrever, Já Está 2 – Gráficos e Já Está 2 – Contar - aplicações disponíveis na Mac App Store, em Inglês e PortuguêsPoint – software para simbolizar o texto de qualquer página da Internet, utilizando a base de dados de mais de 10.000 Símbolos para a Literacia da Widgit
2010 Little Bridge (da empresa inglesa Manic Monkey) – Ambiente 3D para aprendizagem do inglês de acordo com as normas Cambridge ESOLVersões para Português do Brasil: Comunicar com Símbolos, inVento 2 e Aventuras 2Jogos da Carochinha- Jogos interativos com canções e histórias animadas para desenvolvimento de competências básicasLivro o Piolho Zarolho e o Arco-Íris da Amizade – 1º livro escrito com símbolos em Português; história da autoria da escritora Lurdes Breda; projeto realizado em parceria com a APPACDM de Coimbra
2009 Já Está 2 – Nova versão do Já Está, multiplataforma (Windows, Mac e pronto a compilar em Linux), construído para se adaptar tanto a ecrãs de pequena dimensão como de grande dimensão, interface e conteúdos renovados. Este produto encontra-se disponível também em Pen USB (Produto Pen Aprender +2).Aventuras 2 em Pen USB - Disponibilizámos o Aventuras 2 para funcionar diretamente a partir de uma pen, com todas as vantagens de portabilidade que daí se podem retirar (Produto Pen Incluir +2).Comunicar com Símbolos – Nova versão do “Escrita com Símbolos”. O software mais intuitivo para pessoas de qualquer idade que precisem de ajudas especiais para comunicar. Inclui o conjunto mais completo do mercado em símbolos a preto e branco e a cores, uma coleção de imagens didáticas, síntese de voz, varrimento, processador de texto e símbolos, quadros de comunicação, atividades interativas baseadas em quadros de comunicação totalmente configuráveis. Desenvolvido segundo o Acordo Ortográfico. Interface e síntese de voz em Português Europeu e Português do Brasil.Pen USB Incluir+ 1 – Livro “As TIC em Ambientes Educativos Especiais”, da autoria de Simone Ferreira e Sofia Reis, dissertação de mestrado na Universidade de Aveiro, com prefácio do professor António Moreira + uma série de recursos para o professor de educação especial. Pen USB Aprender+ 1 – Reúne os títulos Tobias, o palhaço, Desafios e Já está. O software corre a partir a Pen sem necessitar de instalação e está protegido contra vírus.
2008 O Pequeno Mozart – desenvolvido no âmbito do Projeto ART3D co-financiado pelo Programa Prime. Iniciação à linguagem musical.Laboratório Virtual de Física e Laboratório Virtual de Química – tradução e adaptação para Português Europeu realizada em parceria com o Departamento de Física da Universidade de Coimbra
2007 Mapa de Ideias– software para construir mapas conceptuais, apresentações, textos.Sopa Decimal – desenvolvido no âmbito do Projeto Europeu CoLabs em parceria com institutos de investigação educacional sedeados na Hungria, Eslováquia, Polónia, Holanda, Reino Unido e Brasil
2006 Floresta Mágica II – nova versão do software Floresta Mágica; Lançado em simultâneo no Reino Unido. Dragões e Companhia– Lançado em simultâneo no Reino Unido.Ilha das Algas Mágicas – Co-desenvolvido com a Amnistia Internacional.
2005 inVento– software para paginação destinado ao mercado Escolas, Instituições e Família, em parceria com a Widgit Software (Cambridge, Reino Unido)Aventuras II– software para o apoio à literacia e à alfabetização de jovens e adultos com necessidades educativas especiais, em parceria com a FENACERCIEscrevendo com Símbolos, Intercomm e inVento, em Português do Brasil
2004 À Descoberta de CoimbraLivro “Micromundos AIA”, em parceria com a ESE de Paula Frassinetti e co-financiamento do Programa Nónio século XXI
2003 Escrita com Símbolos – desenvolvido em parceria com a Fenacerci (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social) e com a Widgit Software (Cambridge, Reino Unido), primeiro software lançado em Portugal com motor de voz (Text to Speech) em Português EuropeuInterComm – desenvolvido em parceria com a Widgit Software (Cambridge, Reino Unido)
2002 Imagina, cria e constrói– software multimédia de autoriaJá Está – lançado em simultâneo no Reino Unido
2001 Tobias, O PalhaçoFloresta Mágica, desenvolvido no projeto Europeu trianual Playground – Programa Esprit i3net, em parceira com o Institute of Education de Londres, Universidade Comenuis de Bratislava, Universidade de Estocolmo e a editora Logotron de CambridgeLivro e CD Rom “TIC na Educação” (Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação) – Prémio do Instituto de Inovação Educacional
2000 Toon Talk
1999 Espinafres para a Criatividade
1997 Desafios
1996 Aventuras no Mundo das Palavras, dos Sons e das Imagens – Desenvolvimento Apoiado pelo Ministério da Educação, Núcleo de Ensino Recorrente / Iniciativa Now
1995 Megalogo – lançado em simultâneo no Brasil
1993 WinLogo – lançado em simultâneo no Brasil
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