ART 3D – Aprendizagem enRiquecida pela Tecnologia 3D

A CNOTINFOR é uma empresa que se dedica à investigação, conceção, desenvolvimento e comercialização de software educativo. Para tal contamos com o pioneirismo da marca IMAGINA® e da experiência e conhecimento adquiridos pela empresa na sua rede de projetos de investigação em Portugal, na Europa, no Brasil e em África.

Em 2007, iniciámos um projeto de inovação e desenvolvimento – ART 3D (Aprendizagem enRiquecida pela Tecnologia 3D) que envolve em todas as suas fases investigadores, decisores, designers, programadores, editores de conteúdo e utilizadores finais (professores, alunos e pais).

A metodologia, baseada num ciclo criativo e interativo de desenvolvimento, incentiva a participação ativa de todos os intervenientes no desenho, construção, teste e avaliação das ferramentas de aprendizagem. A Cnotinfor sempre privilegiou esta abordagem, no entanto, este projeto, envolvendo diversas Universidades e Escolas, vai mais longe ao adoptar uma metodologia de investigação sistemática em todas as suas fases.

Apoio

Este projeto tem o apoio do PRIME do Ministério da Economia e da União Europeia.

Objetivos

Desenvolver uma linha de software que irá permitir:

  • Criar um game kit para desenvolvimento rápido de jogos educativos em ambientes de aprendizagem tridimensionais com novos processos de interação e colaboração através de: ecrãs táteis, espaços interativos, voz;
  • Criar 4 linhas de produtos integrados para o mercado escolas: PhonoLab, Batutas, Invento Musical e SUQI
  • Funcionar num sistema multiplataforma (Windows, Mac OS e Linux);
  • Acrescentar facilmente um novo idioma.
  • Promover a distribuição dos mesmos através do tradicional CD e distribuição em linha com plataforma de integração em backoffice;
  • Garantir o caráter internacional do projeto não só ao nível dos produtos, mas também ao nível dos parceiros colaboradores no projeto.
  • Avaliar o desempenho e sugerir itinerários de aprendizagem alternativos dos alunos.

Fases do projeto

  • Conceção 15-10-2006 a 28-02-2007
  • Especificações técnicas / projeto 01-12-2006 a 30-03-2007
  • Procura e aquisição de equipamentos, componentes, subsistemas 01-01-2007 a 31-06-2007
  • Desenvolvimento 01-01-2007 a 30-06-2008
  • Integração de componentes, subsistemas, construção de protótipos, pré-séries, instalação piloto / experimental 01-10-2007 a 30-04-2008
  • Recolhas, testes e avaliação junto das escolas parceiras 01-09-2007 a 30-04-2008
  • Elaboração de documentação 01-06-2007 a 31-05-2008
  • Promoção e divulgação 01-09-2007 a 30-06-2008

Resultados

No final do projeto espera-se disponibilizar no mercado nacional e internacional um conjunto de aplicações para o mercado escolar nas áreas do desenvolvimento da Línguagem, Educação Musical e interação com Quadros Interativos.

Serão também disponibilizados uma série de jogos com interação através da voz e flauta.

Produtos (software)

  • Quinta das Cores
  • SUQI
  • Batutas
  • Pequeno Mozart

Parceiros

  • Instituto Pedro Nunes – Universidade de Coimbra
  • Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra
  • pMate – Universidade de Aveiro
  • Centro de Línguas e Culturas (CLC) – Universidade de Aveiro
  • Núcleo MINERVA – Universidade de Évora
  • DGIDC – CRIE (em negociação)
  • ICTVR (International Center for Technology in Virtual Reality) – Portalegre
  • Ultralab – Universidade de Bristol, UK
  • BMat – Universidade Pompei Fabri – Barcelona
  • VITAE – Futurekids – Brasil
  • Estabelecimentos de Ensino Públicos e Privados – de Norte a Sul de Portugal


Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo

us


  • Print
  • email
  • Twitter
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • del.icio.us
  • LinkedIn
  • RSS